Receba dicas grátis!

Conheça os efeitos da água da chuva na piscina

Conheça os efeitos da água da chuva na piscina. Quando a chuva cai, a temperatura fica mais amena, o solo e as plantas são hidratadas, e a natureza como um todo se beneficia. Mas, quando o assunto é a sua piscina, a água da chuva não faz tão bem assim. Isto porque apesar de parecer limpa, a água que cai das nuvens carrega em sua composição diversos gases e impurezas que estão na atmosfera, e que são maléficos para a saúde. Por isso mesmo, não é recomendado que se beba a água da chuva.

Conheça os efeitos da água da chuva na piscina

Resultado de imagem para chuva piscina

A água da chuva é mais ácida

Para que sua piscina seja própria para banho, é preciso manter um rigoroso controle da alcalinidade e do nível de pH da água. Só que a água da chuva é muito mais ácida do que aquela potável que sai da torneira, o que desequilibra completamente o teor da sua piscina. Isso acontece porque, na atmosfera, as nuvens estão expostas a todo tipo de gás e poluentes, e estes compostos passam para a água.

 A água da chuva facilita a proliferação de algas

Sabe todas as impurezas que nós, enquanto comunidade, jogamos no ar? Poluentes, queimadas, gases, lixo, todas essas impurezas acabam subindo e indo parar na água da chuva. Quando essa água cai dentro da piscina, então, o problema é ainda maior: esta água suja traz essa aparência para a água da sua piscina. Além disso, essa diferença de ambientes torna a piscina mais propícia para o surgimento e proliferação de algas, fazendo com que a piscina fique com uma aparência mais esverdeada.

Como cuidar da piscina em relação à chuva

Com cuidado e utilizando os acessórios corretos, é possível prevenir que a água da sua piscina fique suja por causa da chuva. Capas térmicas ajudam não só a manter a temperatura da água mais estável por mais tempo, como também impedem que a água externa caia no interior da piscina (Clique e conheça os tipos de capas e suas funcionalidades). Outras dicas, especialmente em períodos chuvosos, caso você ainda não tenha uma capa, é ter atenção redobrada para os tratamentos químicos e também com os equipamentos, como bombas e filtros. Por causa da diferença de características químicas da água da chuva e da piscina, é preciso um trabalho meticuloso para o seu tratamento.

 Dá pra tratar a água da chuva?

Mas também dá pra aproveitar a água da chuva, seguindo alguns passos e instalando equipamentos especiais. O primeiro passo é ter uma unidade de captação onde essa água será armazenada e tratada, com filtros que removem os resíduos sólidos e outras impurezas. Somente após estes procedimentos é que a água poderá ser utilizada para abastecer a piscina com segurança.

Saiba como tratar a água de sua piscina

Conheça os efeitos da água da chuva na piscina. Baixe GRÁTIS o nosso guia prático para limpeza de piscinas clicando aqui.

Adicionar comentário