Receba dicas grátis!

Saiba os cuidados com a piscina que você deve tomar

cuidados com a piscina

Ter uma piscina em casa é mesmo uma delícia! Mas, para que a qualidade da sua piscina seja mantida, com água cristalina, limpa e saudável, é preciso tomar certos cuidados.

A manutenção deverá ser constante, mesmo nos períodos mais frios em que a piscina pode ser menos usada.

O tratamento da água evita a contaminação dos frequentadores da piscina com os germes e bactérias que causam doenças. Para ajudá-lo no processo de manutenção dessa área de lazer, listamos alguns cuidados com a piscina que são essenciais. Confira!

O pH e a alcalinidade devem ser controlados

Para garantir a qualidade da água e a durabilidade dos materiais de manutenção da piscina, o controle do pH é um ponto muito importante. É o pH que indica se a água está neutra, ácida ou alcalina.

Se o pH está baixo, significa que a água está ácida, e isso pode causar irritação na mucosa e na pele de quem usar o local. Além disso, os materiais metálicos de estrutura da piscina também podem estar desgastados.

Quando o pH aumenta, a água está alcalina. E aí, será preciso neutralizar os ácidos para que a piscina esteja mais apropriada para o banho. A regulação da alcalinidade ajuda na estabilidade dos índices de pH. Eles devem ser analisados, no mínimo, a cada 48 horas.

É preciso atenção para o uso do cloro

Um dos produtos químicos mais utilizados na água para auxiliar na eliminação de bactérias e outros microorganismos é o cloro. É preciso estar atento aos parâmetros ideais (de 1 a 3 ppm), a fim de que o seu uso seja mesmo eficaz.

Sempre leia os rótulos e as indicações de uso do produto antes de usá-los na piscina.

A filtragem deve ser diária

O processo de filtragem é um dos principais cuidados com a piscina. A filtração deve levar de 6 a 8 horas por dia. O filtro também deve ser limpo, de modo a evitar que a sujeira chegue até a motobomba e danifique seu funcionamento.

O skimmer (aquele dispositivo encontrado nas paredes da piscina) também deverá ser limpo periodicamente. Durante a limpeza do filtro e do skimmer, feche os sistemas de filtração e desligue os registros.

Aspiração e escovação não devem ser esquecidos

A escovação é responsável pela limpeza do revestimento da piscina, evitando o acúmulo de sujeira e resíduos nas suas laterais. Essa tarefa deve ser feita utilizando escovas específicas, de acordo com o tamanho da sua piscina.

Mesmo com a escovação, ainda é possível encontrar sujeira dispersa na água. Nesse caso, é a aspiração que resolve. Essa é uma etapa lenta, que deve ser feita sem movimentos bruscos e com o auxílio de um aspirador de piscina.

Alguns produtos podem ser empregados para decantar a sujeira e facilitar a aspiração.

Os cuidados com a piscina envolvem mais do que tratar a água

Entendendo que o tratamento da água é fundamental para chegar a uma piscina saudável, é importante saber que a limpeza dos arredores também faz boa diferença. Não adiantará muito retirar a sujeira da água, se as bordas e azulejos da piscina não forem também higienizados.

E mais: a varrição dos arredores da piscina evita que mais sujidades voltem a cair na água com tanta facilidade. Caso resíduos, como insetos e folhas, caiam na água, você deve retirá-los com a ajuda de uma peneira.

As bordas devem ser esfregadas semanalmente, com uma esponja ou bucha apropriada.

Seguindo essas melhores orientações de cuidados com a piscina, a saúde dos banhistas estará assegurada e a diversão também.

As dicas foram úteis para você? Deixe aqui o seu comentário com dúvidas ou sugestões!

Adicionar comentário