Receba dicas grátis!

Quando fazer a manutenção do filtro da piscina?

filtro da piscinaUma das principais características de uma bela piscina é ter a sua água límpida e cristalina. Para que isso aconteça, uma série de cuidados precisam ser tomados, como o tratamento da água e a manutenção do filtro da piscina.

O filtro da piscina é um dos pontos críticos da manutenção e merece cuidado especial. Afinal, é ele quem define a qualidade da água, e não somente sua aparência. Junto com a bomba de água, o filtro é responsável por cerca de 80% do tratamento da água e é por ele que as impurezas passam e ficam retidas — nos grãos de areia.

Sabendo da importância desse equipamento, agora você precisa entender quando fazer a manutenção para manter a sua eficácia. Veja algumas dicas!

Qual é o tempo certo para trocar o filtro da piscina?

Existe um tempo médio para ficar de olho na troca do filtro, mas isso não quer dizer que você deverá trocar nesse tempo exato. O mais indicado é que a troca não ultrapasse dois anos. No entanto, isso pode acontecer a qualquer momento.

Por isso, a dica é a observação. Às vezes, mesmo filtrando bastante água, percebe-se que ela não fica mais cristalina, nem mesmo com a retro-lavagem do filtro. Para ajudar nesse processo, vale ficar atento a alguns fatores que podem prorrogar a vida útil do seu filtro, como ler sua política de uso e seguir os cuidados indicados.

A qualidade do filtro também ajuda muito, por isso uma boa pesquisa faz a diferença nesse momento. Vale lembrar que em piscinas residenciais, onde a filtração é menor, a areia sofre menos desgaste. Por isso, pode exigir um menor intervalo de manutenção — o contrário de piscinas de clubes, academias e condomínios, em que o uso é intenso. Para o último caso, indica-se que a manutenção seja realizada anualmente.

O que faz parte da manutenção do filtro?

Falamos muito em troca de areia quando o assunto é filtro da piscina, mas a sua manutenção não para por aí. A verificação de todos os componentes do filtro também faz parte dessa vistoria, como o manômetro, as válvulas, a carcaça e outras peças.

Quem deve fazer a manutenção?

É possível assumir essa tarefa e realizar o serviço, mas apenas com conhecimento e segurança para evitar os retrabalhos ou a perda da garantia do produto. O mais indicado é contratar profissionais especialistas no assunto e garantir uma instalação ou manutenção sem erros.

Hoje, falamos um pouco sobre a importância do filtro da piscina e a sua manutenção. Existem outros tipos de filtros, como o de cartucho ou mesmo o de terra diatomácea. Independentemente de qual seja o seu, o importante é observar a eficiência e ficar atento aos cuidados especificados em seu manual de utilização. Muitas vezes, poucos cuidados são suficientes para fazer o seu filtro durar mais tempo.

Atente também para os outros componentes do sistema hidráulico da piscina, como o skimmer (responsável por recolher a sujeira visível), a bomba e o ralo de fundo. Uma piscina com água de boa qualidade deve manter todos esses componentes em dia.

Acompanhou as nossas dicas e identificou que precisa trocar o seu filtro da piscina? Confira as opções disponíveis na Sol & Água!

Adicionar comentário