Receba dicas grátis!

Qual é a função do skimmer para piscina?

O skimmer é um equipamento importante para quem tem piscina. O termo significa escumadeira e raspadeira. Algumas pessoas o chamam de “coadeira”, o que já dá uma ideia mais evidente de qual é sua função.

Mas para que o skimmer para piscina serve? Quais são suas vantagens? Neste post, confira todas as informações sobre o assunto!

O que é o skimmer para piscina?

Skimmer é uma caixa pequena com forma quadrada ou retangular que é colocada nas paredes da piscina. Ela pode ser embutida ou anexada com parafusos. Há diferentes skimmers, que varia de acordo com o tipo de piscina: piscina de alvenaria, de fibra ou de vinil.

Apesar de sua importância, muitas pessoas que constroem piscinas em casa não se preocupam em colocar o item.

Qual é a função do skimmer?

O skimmer é uma caixa de captação e sua função mais importante é aspirar. O equipamento atua na superfície da piscina, limpando-a de impureza diversas, como folhas, cabelos e insetos. Também retira a gordura que é deixada na água quando os usuários tomam banho.

Ele trabalha na parte em que o cloro oferece menor concentração, ou seja, na superfície. Devido a essa ação menos ativa do cloro, o desenvolvimento de microrganismos acontece com mais facilidade. Nesse sentido, o skimmer para piscina é um item fundamental para a higiene do local.

Como ele funciona?

A água penetra no skimmer carregando as impurezas com ela. O equipamento dispõe de um coletor no qual os detritos ficam depositados enquanto a água retorna limpa à piscina.

Por esse motivo, é preciso fazer uma limpeza regular no coletor, retirando os detritos que estão acumulados. Esse procedimento é simples, pois existe uma tampa no exterior da piscina que permite o acesso ao coletor.

Quais são os tipos de skimmer?

As empresas fabricantes costumam fabricar dois tipos de skimmer para piscina: os de boca larga e os de boca estreita. As dimensões da boca variam entre 20 centímetros e 40 centímetros.

As dimensões da boca são muito importantes, pois definem o total de coadeiras que precisará ser instalado dentro da piscina. O material usado na fabricação do produto geralmente é o ABS, mas existem empresas que usam aço inox ou latão.

Quais são as vantagens de usar o skimmer para piscina?

Vamos elencar aqui algumas vantagens no uso do skimmer — ou coadeira:

  • é um equipamento multifunção: aspira a água, conecta-se diretamente à rede de distribuição da água (podendo encher a piscina quando ela estiver vazia ou com nível baixo) e tem ponto de conexão para extravasão, ou seja, para reduzir o nível de água, evitando o transbordamento;
  • é fabricado com matéria-prima resistente;
  • tem coletor de detritos com alta capacidade;
  • exibe tampa de acesso externo que pode ter sua altura regulada;
  • apresenta manutenção relativamente fácil;
  • tem custo-benefício que compensa, considerando os benefícios que traz à piscina.

Como é feita a instalação do skimmer?

O local certo para instalar o equipamento é na parede oposta ao retorno da água da piscina, mantendo-se ligado diretamente à bomba do aparelho que filtra. A parte de cima deve ficar a uma distância aproximada de 3 centímetros da borda, pois assim não haverá problemas em relação ao funcionamento do skimmer.

Sabe-se que o skimmer contribui no controle do nível de água da piscina. Esse nível nunca deve ficar abaixo do nível do equipamento — caso contrário, poderá entrar ar na bomba.

Portanto, o skimmer para piscina pode ser considerado tão valioso quanto o filtro, a bomba e o aspirador.

E você, já tem uma piscina em casa? Já instalou uma ou mais coadeiras? Aproveite para registrar seu comentário aqui no blog.

Adicionar comentário