Receba dicas grátis!

Piscinas aquecidas requerem mais cuidados? Veja

Garantir a utilização da piscina o ano todo é o principal objetivo de quem investe em uma piscina aquecida. Com certeza essa facilidade incrível faz com que a sua área de lazer se torne mais bem aproveitada.

Porém, se a piscina tradicional já demanda muitos cuidados com manutenção, vale dizer que as piscinas aquecidas exigem atenção extra. Mas obviamente isso não significa desistir do projeto!

Afinal, basta saber o que levar em consideração na manutenção da sua piscina aquecida e quais os principais cuidados que você precisa ter para evitar contratempos.

Não é tão difícil assim: acompanhe as dicas no post e fique por dentro!

O tratamento da água é diferente nas piscinas aquecidas

O primeiro ponto de cuidado em relação às piscinas aquecidas é o tratamento da água. Elas diferem das piscinas tradicionais no controle do pH e também na utilização do cloro. Isso porque as temperaturas mais altas podem favorecer o surgimento e o incremento de algas e bactérias dentro d’água, o que não é nada saudável para os banhistas.

O pH das piscinas tradicionais precisa ser controlado a cada três dias. Já no caso das piscinas aquecidas, esse monitoramento deve ser diário. Isso porque a tendência é que o pH aumente, devido ao calor. Se o pH estiver acima de 7,6, a situação não estará propícia para banho.

Quando o assunto é o cloro, é preciso ter cuidado com a evaporação. Nas piscinas aquecidas o cloro evapora e se decompõe muito mais rapidamente. Por isso, no começo é interessante fazer a medição do cloro a cada hora, até que você identifique a quantidade ideal para que a água esteja cristalina. Mas sem cloro em excesso (com aquele cheiro forte). Após essa identificação, o controle poderá ser feito a cada 12 horas.

A limpeza das bordas também exige mais frequência

Com a temperatura da água mais elevada, é normal que o nível de suor dos banhistas aumente (mesmo no frio). Isso amplia o acúmulo de gordura nas bordas de piscinas aquecidas.

Portanto, a limpeza constante desse espaço é recomendada, o que evitará que a gordura se transforme em sujeira e fique grudada (dificultando a remoção posteriormente).

Um eliminador de oleosidade pode ajudar bastante nesse processo para o correto tratamento da água, se necessário.

A superfície da piscina precisa de limpeza imediata

A etapa da peneiração é imprescindível para conservar a superfície da água livre dos possíveis resíduos que caem sobre ela. Por exemplo: folhas, galhos, flores, insetos e outras impurezas.

Nas piscinas tradicionais esse cuidado deve ser diário, mas nas piscinas aquecidas é interessante que a remoção dos resíduos seja imediata.

A água evaporada deve ser reposta

Assim como o cloro sofre evaporação nas piscinas aquecidas, a própria água da piscina também evapora. A consequência disso é o esvaziamento mais rápido do que o que ocorre nas piscinas tradicionais. É conveniente observar o nível da água e fazer a reposição, enchendo-a novamente.

Uma boa dica para desperdiçar menos água é cobrir sua piscina aquecida com uma lona ou capa apropriada para piscinas.

Viu como não é tão difícil assim cuidar das piscinas aquecidas? Basta seguir os procedimentos adequados para desfrutar da água quentinha, sem riscos e durante todos os meses do ano!

Gostou de saber quais os cuidados você tem que ter com a piscina aquecida? Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe aqui o seu comentário!

Adicionar comentário