Receba dicas grátis!

Piscina verde? Veja como fazer o tratamento da água

Quem tem piscina sabe que encontrar a água esverdeada é uma situação bastante comum. Isso pode acontecer devido à falta de tratamento por muito tempo e ao surgimento de algas dentro da piscina.

Sua piscina está verde? Então continue a leitura deste post e veja como fazer o tratamento da água deixando a sua piscina cristalina, saudável e atraente para os mergulhos novamente.

Faça uma limpeza física

Primeiramente, é essencial remover toda a sujeira física que se encontra na sua piscina verde. Algas, folhas em decomposição e qualquer outro tipo de resíduo orgânico podem contribuir para essa coloração pouco agradável. Portanto, não adianta realizar o tratamento da água sem removê-los.

Aplicar produtos químicos antes da limpeza física será apenas um desperdício do produto. Retire os detritos com auxílio de uma peneira. Essa etapa também é fundamental, de modo que esses resíduos não dificultem a ação do aspirador e da bomba com possíveis entupimentos.

Para remover as algas, é necessário realizar uma etapa de escovação para que as algas aderidas às paredes sejam eliminadas. Essa etapa requer muita atenção, para que nenhum cantinho seja esquecido.

Verifique a alcalinidade da piscina verde

O começo do tratamento da água de uma piscina verde é fazendo o ajuste da alcalinidade. Faça uma medição dos níveis de alcalinidade usando a fita teste. Se você verificar que a alcalinidade está abaixo de 80 ppm, ajuste com o bicarbonato de sódio para que esteja entre 80 e 120 ppm.

Ajuste o pH da sua piscina

Outra principal causa da coloração esverdeada na água da piscina é o nível do pH (potencial de hidrogênio). É o pH que indica se a água está ácida (com o pH baixo), neutra ou alcalina (com o pH alto). Normalmente, quando o pH da piscina está abaixo de 4,7, o resultado é uma piscina verde.

A escala do pH pode variar de 0,0 a 14,0; porém, para piscinas, o valor indicado é entre 7,2 e 7,6, para que a água não fique esverdeada e não prejudique os banhistas devido ao nível de acidez.

Faça o tratamento de choque com cloro

Uma maneira de recuperar a piscina verde rapidamente é fazendo o chamado tratamento de choque. Se a piscina estiver completamente verde e infestada por algas, use cerca de 14 gramas de cloro para cada 1000 litros de água. Essa quantidade é muito superior àquela normalmente indicada no processo de cloração da água. Portanto, o tratamento de choque não deve ser feito com frequência.

Dissolva o cloro e espalhe na superfície da piscina com o filtro ativado (posição recircular). Deixe que o cloro faça efeito por, pelo menos, um dia. Caso seja uma emergência, aguarde pelo menos três horas antes de seguir para a próxima etapa. Desligue o sistema de filtração e aplique o decantador com a piscina em repouso.

Aspire o fundo da piscina

Se não existir muita sujeira, o filtro pode ser colocado na posição “filtrar”. Porém, nos casos de sujeira pesada, o filtro deve ficar na posição “drenar” para fazer a aspiração do fundo da piscina.

O ideal é cuidar da manutenção da sua piscina frequentemente, a fim de evitar que a coloração esverdeada e as algas surjam em seu interior.

Gostou dessas dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Adicionar comentário