Receba dicas grátis!

Piscina de alvenaria X piscina de fibra: veja os prós e os contras

Vários fatores devem ser levados em conta antes de escolher qual tipo de piscina construir. A área da piscina em seu terreno, o transporte, a finalidade da piscina, o orçamento e, é claro, o modelo no qual você deseja investir. Dentre os tipos de piscina mais comuns do mercado estão a piscina de alvenaria e a piscina de fibra.

Quer saber um pouco mais sobre esses modelos de piscina? Veja quais são os prós e os contras de cada uma delas e decida qual se adapta melhor ao projeto que você tem em mente.

A piscina de alvenaria

Apesar de ser um modelo de custo superior em relação aos demais, a piscina de alvenaria ainda é considerada uma opção de bom custo-benefício. Entenda as razões:

Quais são os prós da piscina de alvenaria?

É uma piscina muito resistente e que pode apresentar uma durabilidade de até trinta anos. Os modelos são versáteis, ou seja, podem ser projetadas no tamanho e formato que você desejar. A profundidade também pode ser determinada de acordo com o seu projeto. Além disso, para esse tipo de piscina existem diferentes acabamentos (azulejos, pastilhas ou mesmo pedras).

As piscinas de alvenaria ainda permitem a adição de detalhes que deixarão a área diferenciada, como a borda infinita, prainha e cascatas.

Quais são os contras da piscina de alvenaria?

É necessário ter um terreno muito estável para a construção de uma piscina de alvenaria. Caso contrário, a obra demandará reforços especiais, e isso pode encarecer ainda mais o seu projeto. Como a construção normalmente é mista (de alvenaria e concreto), podem surgir rachaduras ou fissuras na piscina, exigindo a análise de um especialista antes de simplesmente esvaziá-la.

A piscina de fibra

Se o seu terreno está pronto para receber uma piscina (ou seja, com bom espaço para encaixá-la), e você quer ter menos trabalho, pode ser que a sua melhor opção seja uma piscina de fibra. Isso porque a instalação desse tipo de piscina é muito simples, basta colocar na área reservada para ela. Saiba mais a seguir.

Quais são os prós da piscina de fibra?

É dos modelos estimados como mais práticos, exatamente devido à sua facilidade de instalação, por serem pré-fabricadas. Sua superfície lisa é outra de suas vantagens: é o que torna a piscina de fibra mais fácil de limpar. Além disso, esse tipo de superfície não é propicio à proliferação de fungos, bactérias e sujeiras.

E quais são os contras da piscina de fibra?

Em relação aos modelos de alvenaria, as piscinas de fibra podem ser encontradas em uma menor variedade de formas e tamanhos. Sua durabilidade é em média de 10 a 15 anos, quando bem conservada, mas com o tempo pode apresentar bolhas. Outro contratempo será o transporte do modelo escolhido até o local onde ficará a piscina. Nos locais de difícil acesso, sua instalação pode ser inviabilizada.

Para a instalação e construção de qualquer dos modelos acima, vale dizer que é essencial contar com um bom profissional. Também atente para a seleção dos materiais. Optar por produtos de boa qualidade será uma garantia para minimizar eventuais problemas futuros com sua área de lazer.

E então, já conseguiu decidir qual seria a melhor piscina para você? Suas dúvidas foram sanadas? Deixe aqui o seu comentário, com a sua resposta, outras opiniões e perguntas!

Adicionar comentário