Receba dicas grátis!

O que você precisa saber para instalar um aquecedor de piscina

aquecedor de piscina

Nada melhor do que usar a piscina durante todo o ano, certo? Mas, para isso, a água deve ter uma temperatura agradável e que esteja adequada até mesmo para os dias mais frios.

A solução para isso é simples: basta instalar um aquecedor de piscina! Hoje em dia, já existem algumas opções diferentes que podem ser escolhidas de acordo com a estrutura da sua área de lazer.

Aqui está tudo o que você precisa saber antes de fazer a instalação. Leia atentamente, e não se esqueça de procurar profissionais de confiança para ajudar!

O aquecedor solar é a preferência no momento

Atualmente, a palavra de ordem para todas as famílias é economizar. Portanto, a melhor solução quando se trata de piscina aquecida é o aquecedor solar. Sustentável, econômico e muito eficiente, esse sistema funciona através de placas instaladas no telhado, que transformam os raios solares em energia térmica.

A quantidade de placas instaladas dependendo tamanho da piscina, da quantidade de água e se a área de lazer é coberta ou ao ar livre. Em geral, o máximo de 12 placas atende bem uma piscina residencial. Contudo, é importante lembrar que, como depende diretamente do sol para funcionar, as condições climáticas afetam diretamente seu desempenho.

Esse tipo de aquecedor de piscina tem a instalação rápida e não requer manutenção constante. Ela conta também com um sistema de apoio a gás ou trocador de calor, para que sua funcionalidade seja garantida até mesmo nos dias mais frios.

O aquecedor de piscina a gás ainda tem lugar no mercado

Apesar da popularidade do aquecedor solar, os sistemas a gás possuem também uma boa saída. Isso acontece porque seu desempenho não depende das condições climáticas, além de exercer a função muito mais rapidamente. Ele deve ser instalado fora da casa de máquinas, pois precisa ter ligação com a tubulação de gás para maior segurança.

Contudo, esse aquecedor de piscina atua melhor em estruturas de até 150m³ e possui um custo bastante elevado, já que exige mais potência para trabalhar. Mesmo assim, pode ser considerado um meio mais econômico que a energia elétrica, ainda que fique atrás do aquecedor solar neste quesito.

A bomba de calor é o sistema mais moderno

A bomba de calor, por vezes chamada de trocador de calor, é considerada a alternativa mais moderna quando se trata de aquecedor de piscina. Sua função consiste em capitar ar quente, descartar ar frio e, durante essa troca de calor, aquecer a água. Em dias frios, seu trabalho também é excelente.

Para sua aquisição, é preciso estudar o tamanho ideal da bomba, pois ele é definido através da incidência de vento, do tipo de piscina e da área ocupada. Quando a piscina é muito grande, uma bateria de trocadores é necessária para manter a água aquecida.

Sua instalação é feita em cerca de duas horas, mas ela leva aproximadamente três dias aquecer a água em uma temperatura conveniente. Sendo assim, no inverno é necessário manter o aparelho ligado pela primeira vez sem intervalos por até 35 horas. Depois, alguns momentos serão suficientes para aquecer a água todo dia.

Ao construir uma piscina em sua casa, avalie já as possibilidades de instalar um aquecedor, para ter tudo resolvido logo de uma vez. Isso compreende também a instalação de iluminação e outros tipos de acessórios. Assim, diversão e segurança estão garantidas para toda a família!

E para você, qual aquecedor de piscina é o melhor? Tem algum desses instalado em sua casa? Conte sua experiência nos comentários abaixo!

Adicionar comentário