Receba dicas grátis!

Como instalar a iluminação na piscina?

iluminação na piscina

Para trazer mais elegância e funcionalidade para a sua área externa, uma boa alternativa é investir em recursos de iluminação. Assim, a piscina poderá ser mais bem aproveitada durante a noite, em ocasiões festivas e também oferecerá muito mais segurança aos frequentadores.

Porém, é preciso muita atenção ao fazer a implantação do projeto de luzes. O primeiro passo é escolher um conjunto LED, que está entre as melhores opções de refletores do mercado.

Em seguida, você deve se informar sobre como instalar a iluminação na piscina, para que o procedimento seja feito com cuidado e garanta a integridade dos equipamentos adquiridos.

Tem dúvidas a respeito? A lista de orientações deste artigo pode ajudar nessa tarefa!

Leia o manual de instruções e contrate profissionais

De modo geral, a maioria das regras para instalar a iluminação na piscina é a mesma, seja qual for a marca escolhida. Por isso, é importante ler detalhadamente o manual de instruções para entender como funciona o sistema.

Mesmo que você tenha facilidade no assunto, não faça a instalação por conta própria. É muito mais seguro contar com uma equipe de profissionais especializados. De qualquer forma, você poderá acompanhar de perto a realização da atividade.

Confira se você tem todos os acessórios necessários

A instalação da iluminação na piscina requer não somente os refletores, lâmpadas e conjuntos de luzes, mas também alguns acessórios específicos de uso obrigatório. Sem eles, vale dizer, o sistema não trabalhará corretamente.

Dentre aqueles itens, é importante considerar os transformadores de segurança, a caixa de passagem, o eletroduto e a chave liga/desliga. Todos esses aparatos devem ser comprados de acordo com uma boa orientação profissional, já que precisam se adaptar ao tipo de piscina que você tem em casa.

Assegure a vedação elétrica para o sucesso da iluminação na piscina

Antes de qualquer coisa, é conveniente que o profissional responsável pelo procedimento faça a vedação da caixa de passagem. Isso deve acontecer assim que a instalação elétrica for iniciada, a fim de evitar umidade e o contato da água com as fontes do sistema.

A parafina líquida é o material mais indicado para vedação, pois preencherá toda a caixa de passagem e suas conexões. Sem efetuar isso, o projeto de iluminação poderá ficar totalmente comprometido.

Acompanhe o passo a passo da instalação

O nicho do sistema é inserido na parede da fibra, da alvenaria ou mesmo do vinil. Os furos de fixação devem ser marcados corretamente no aparelho, de forma que o encaixe seja perfeito, acompanhando o diâmetro necessário.

Em seguida, o cabo de alimentação deve passar por dentro do nicho e seguir pelo eletroduto, até a caixa de passagem. O que sobrar do cabo pode ser enrolado e guardado no próprio nicho, que por fim receberá a aplicação do refletor.

Não se esqueça de que se seu conjunto de luzes possuir dois ou mais refletores, eles precisam ser instalados em um único transformador, para que não ocorra distorções na iluminação.

O procedimento é simples, certo? Então agora você já pode tomar as providências adequadas para ter uma bela iluminação na piscina. Se essas orientações foram úteis e você tiver alguma outra dica para compartilhar, participe nos comentários!

Adicionar comentário