Receba dicas grátis!

Filtro para piscina: qual sua importância?

Nada melhor do que nadar em uma água fresca e limpa, concorda? Mas isso só é possível se você tiver um tratamento químico correto e mais: o uso adequado e manutenção constante de determinados equipamentos.

Esse é o caso do filtro para piscina. Ele é um dos grandes responsáveis por garantir o aspecto bonito e cristalino da piscina, ainda que pouca gente entenda sua real importância e saiba qual é sua função em meio a tantos acessórios.

Se você também apresenta essas dúvidas, valerá a pena ler este artigo. Assim, você aprende um pouco mais sobre esse aparelho e como conservá-lo para um bom aproveitamento. Confira!

O que é um filtro para piscina?

Um filtro para piscina é um pequeno equipamento conectado diretamente com a bomba. Sua principal função é higienizar a água e eliminar qualquer resíduo que porventura possa estar presente nela.

Isso inclui poeira, pequenas partículas de folhas, galhos e terra, pedrinhas e insetos mortos. Muitos deles são difíceis de enxergar a olho nu, ou muito pequenos para serem recolhidos durante a peneiração.

O filtro precisa ser ligado pelo menos uma vez por semana para que seu funcionamento traga resultados satisfatórios. Dessa maneira, a água se mantém sempre limpa e os riscos de usuários contraírem micose, doenças ou alergias diminuem consideravelmente.

Como ele funciona?

O filtro para piscina funciona de uma maneira muito simples. Assim que é ligado, suga a água através de um pequeno tanque, que está repleto de areia. A substância arenosa retém as impurezas e a água é bombeada para depois retornar à piscina já totalmente limpa.

Contudo, com o passar do tempo, ele pode apresentar uma atividade ineficaz devido ao excesso de uso. Por esse motivo, é importante realizar a manutenção correta e periódica. A areia do tanque, por exemplo, deve ser trocada para que a filtragem continue potente.

Também é fundamental seguir as instruções do fabricante para limpeza do recipiente. Ambos processos devem ser feitos semestralmente e são bastante rápidos e fáceis de se executar. Com tudo em dia, a piscina permanece pronta para uso a qualquer momento e época do ano.

Qual sua importância?

O trabalho do filtro para piscina é crucial para que a limpeza da piscina seja duradoura. Se ela não estiver sempre coberta por uma capa ou lona, acumula diversos resquícios insolúveis na água.

A partir disso, seu aspecto fica esverdeado e turvo. Para completar, a proliferação de algas, fungos e bactérias aumenta bastante. O ambiente fica feio, sujo e totalmente inapropriado para banho ou momentos de diversão.

Sendo assim, é essencial realizar a filtragem e sempre conferir se o filtro está em condições de ser utilizado. Caso contrário, providencie a troca ou contrate uma equipe profissional para avaliar a necessidade.

E não se esqueça: embora seja um aparelho extremamente útil, ele não faz todo o trabalho sozinho. Continue a aspirar, peneirar e tratar a água com produtos químicos para uma ação completa.

Gostou de saber mais sobre a importância do filtro para piscina? Está cuidando bem do seu? Já mantém todos os procedimentos de limpeza e higienização da água em dia? Comente e participe do blog!

Adicionar comentário