Receba dicas grátis!

Entenda como limpar a piscina da forma correta

Uma piscina bem cuidada é sinônimo de banhistas saudáveis e se divertindo. A limpeza da sua piscina não deve ser feita de vez em quando! É necessário que a manutenção seja frequente, mais ainda se assim for também o aproveitamento de sua área de lazer.

O post de hoje apresentará um passo a passo que ajudará você a entender bem como limpar a piscina de forma correta. Não é um processo difícil, mas requer conhecimento e dedicação.

Leia o post e aprenda mais sobre o tema!

Remova as sujeiras da parte externa

Antes de começar pela água, é importante dedicar-se à parte externa da piscina. Caso contrário, não adiantará limpar a piscina por dentro, pois as impurezas podem cair na água quando todo o processo interno estiver terminado.

Cuidando no sentido da borda para fora, você prepara os arredores, para que depois a limpeza da água não seja prejudicada ou perca tempo à toa. É sempre bom lembrar que agentes como o vento serão imprevisíveis nesse sentido.

Comece pela varrição da área externa e depois se dedique à limpeza das bordas, higienizando a pedra com uma esponja apropriada.

Limpe o skimmer e o pré-filtro

O skimmer é aquele dispositivo que fica nas paredes das piscinas, recolhendo a sujeira que cai na água. É possível esvaziar esse depósito manualmente, de forma que ele fique sempre limpo como deve ser.

A limpeza do pré-filtro da motobomba também poderá ser feita manualmente. O importante é sempre desligar o registro e o sistema de filtragem nesse momento.

Limpe a superfície da água

O terceiro passo é a limpeza de tudo que se encontra visível na superfície. Essa etapa é feita através da peneiração.

Uma peneira apropriada, bem conectada a um cabo extenso (telescópico) removerá tudo o que estiver boiando na água. Como, por exemplo, folhas e insetos.

Escove as paredes da piscina

Limpar a piscina somente na superfície não é suficiente. O processo de escovação serve para o acúmulo de bactérias, fungos e manchas nas laterais e também no fundo da piscina. Você deve utilizar escovas apropriadas independente do tipo de revestimento da sua piscina.

Porém, jamais empregue as escovas com cerdas metálicas, ou mesmo palha de aço, pois esses materiais podem causar danos irreversíveis às superfícies das paredes da piscina.

Aspire a piscina sem pressa

O passo mais demorado para limpar a piscina, e que requer paciência, é a aspiração. Após a escovação, utilize produtos de decantação de resíduos. Ele facilitará a execução do aspirador de piscina.

A decantação precisa de um longo período para acontecer, no mínimo em torno de 12 horas. Com isso feito, é só conectar a mangueira do aspirador ao dispositivo na lateral da piscina e começar a aspirar.

Maneje o aspirador com movimentos delicados para que a sujeira decantada não se espalhe. Pelo menos um dos registros de retorno da piscina deve estar aberto, o mesmo para o registro da aspiração.

Faça o tratamento químico da água para limpar a piscina

Nessa etapa é feito o controle da alcalinidade, do pH e a aplicação do cloro na piscina. São pontos importantes, especialmente porque nem toda sujeira da água está visível.

O cloro deve desinfetar a água, agindo como bactericida, germicida e fungicida. Preste atenção às quantidades indicadas do produto, a fim de que a água não fique inapropriada para uso ou cause irritação na pele e nos olhos.

Seguindo esses passos, a sua piscina estará limpinha e pronta para ser desfrutada.

O passo a passo foi útil para você? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe a sua pergunta aqui nos comentários!

Adicionar comentário