Receba dicas grátis!

Descubra como aumentar o pH da piscina

Para quem tem piscina em casa e adora nadar nos momentos de lazer, é importante saber como aumentar o pH da piscina.O nível da acidez da água tem efeito direto no uso da piscina, desde os produtos usados na limpeza até no próprio corpo dos usuários.

Por exemplo: a depender do nível de pH, quem for nadar no local pode acabar com a pele ou olhos irritados. Se você quer saber como medir o pH da piscina (e aumentá-lo, se for necessário), vale a pena ficar por dentro das dicas deste texto. Leia até o fim e acerte no tratamento de sua área de lazer!

A piscina deve ter um pH alto ou baixo?

Antes de falar sobre como aumentar o pH da piscina, precisamos explicar se há ou não a necessidade de fazer isso. Afinal, o pH da piscina precisa ser elevado ou não?

Na verdade, a água deve ter um pH equilibrado. O que isso significa? Que a acidez deve estar neutra, ao redor de 7, na escala que vai de 0 a 14. Nesse caso, os líquidos que são menores que 7 são mais ácidos (como o suco de limão, com pH 3), enquanto maiores que 7 são menos ácidos (como a pasta dental, com pH de 10).

O pH neutro não causa danos na pele ao nadar (algo que os líquidos mais ácidos fazem). Além disso, os produtos de limpeza para a piscina são feitos pensando na água com pH neutro. Ou seja: eles não funcionam adequadamente se a água estiver com a acidez desbalanceada. Para completar, até mesmo a água da piscina pode ficar verde se não cuidar o pH.

Como medir o pH da piscina?

Para saber se você precisa aumentar o pH da piscina, deve saber se a água está ácida demais (ou seja, com pH abaixo de 7).  Para isso, deverá medir o líquido da piscina. Uma maneira fácil de fazer a medição é usando uma fita teste, vendida em lojas específicas.

O uso é muito fácil: basta mergulhar a fita na água e removê-la imediatamente, sem tirar o excesso de água que ficará nela. Depois de 15 segundos, a fita mudará de cor e é só comparar o tom obtido com o padrão na embalagem do produto. Se estiver abaixo de 7, será necessário aumentar o pH da piscina.

Como aumentar o pH da piscina?

Para aumentar o pH da piscina, existem alguns produtos específicos que ajudam a alcançar esse objetivo. Um desses produtos é a Barrilha Leve — um pó branco que é vendido em embalagens de 1, 2 ou 5 quilos. O uso da Barrilha Leve vai depender do nível do pH, claro, além da capacidade cúbica da piscina.

O uso é simples: pegue um balde com água da piscina e dissolva o produto ali. Depois, espalhe pela piscina de forma uniforme e comece a circulação da água por mais ou menos 45 minutos. Depois, teste o pH novamente para saber se deu certo.

Outro produto que ajuda a aumentar o pH é o Elevador de pH, um líquido que faz o mesmo efeito da Barrilha. A aplicação é igual: encha um balde com água da piscina, dissolva o produto nela e espalhe uniformemente. Depois, circule a água por, aproximadamente, 60 minutos e repita o teste para medir o pH.

Como vimos, com o uso de algumas soluções simples é fácil aumentar o pH da piscina. Normalmente, na embalagem do produto estão escritas as instruções para calcular a quantidade de pó para aumentar o pH da água, de acordo com a quantidade de água por metro cúbico. Assim, dá para cuidar da qualidade da água e aproveitar ao máximo a sua piscina.

Para continuar aprendendo como cuidar adequadamente da piscina, leia mais sobre quando trocar a água com nosso artigo especial.

Adicionar comentário