Receba dicas grátis!

Deck seco e deck molhado: qual é a diferença?

O deck é o ponto de encontro de lazer, o local que emoldura o tanque de modo a harmonizá-lo com o conjunto arquitetônico. Ele é muito importante do ponto de vista estético, também como forma de acesso à água da piscina. O nome “deck” é uma palavra de origem inglesa, que significa o convés dos navios. Mas, em nosso dia a dia, os decks consistem em plataformas feitas, principalmente, com tábuas, cuja função é circundar espelhos de água e piscinas.

Os decks podem ser encomendados sob medida ou podem ser adquiridos em placas cuja colocação facilita a troca de posição ou a remoção em casos de mudança. Claro que, além da questão estética, os decks devem oferecer segurança aos usuários do espaço de lazer.

Existem, basicamente, dois tipos de decks: o deck seco e o deck molhado. Quer saber a diferença entre ambos? Confira!

O uso do deck seco

O deck seco é o tradicional, construído ao redor da piscina. Delimita uma área de acesso a ela. Pode ser feito de diferentes materiais, como madeira (o mais comum e um dos mais duráveis) e cerâmica.

Sobre o deck, podem ser dispostas cadeiras, mesas e sombrinhas, criando um espaço de lazer integrado à piscina. É recomendável que seja um espaço antiderrapante, para evitar acidentes. Especialmente de crianças e pessoas com dificuldades de mobilidade, como os idosos.

Há o modelo elevado e o deck baixo, ao nível do piso da casa. No primeiro caso, a plataforma fica mais alta, podendo ser acessada por alguns degraus e/ou rampa. No outro caso, diferencia-se do restante do piso por ser de outro revestimento ou trazer formato diferente.

O uso do deck molhado

O deck molhado se trata de uma área rasa dentro da piscina, e fica, na maior parte das vezes, perto de uma das bordas. Nele, são colocadas cadeiras do tipo espreguiçadeira, para que os usuários possam se sentar nelas e tomar sol, tendo ao mesmo tempo a água ao alcance de suas mãos e pés.

Esse tipo de plataforma foi, gradualmente, deixando de ser adotada em hotéis e nos condomínios mais luxuosos, onde predomina o deck seco, ficando restrito às habitações particulares. Utilizar pisos atérmicos em decks molhados é uma boa possibilidade. O assentamento desses pisos é feito da mesma forma que o piso da área externa, sendo necessário esperar pelo tempo de secagem antes de colocar água na piscina.

O piso atérmico difere do piso de pedra e de outros modelos, pois é feito de cimento elaborado para uso em áreas internas e externas de piscinas. Sua textura é antiderrapante e ele é um revestimento que não eleva a temperatura, ainda que esteja exposto à radiação solar.

O porcelanato e a cerâmica também podem ser usados, mas exigem algumas precauções pelo fato de serem escorregadios. Há inúmeras formas de aplicar o deck molhado, conferindo à piscina uma bela ilusão de ótica provocada pela plataforma. Tal como o deck seco, o importante é que um arquiteto execute o projeto analisando as melhores possibilidades e a viabilidade financeira para o cliente.

A combinação de decks

Também podem ser combinados os dois tipos de peças em uma só piscina. Alguns projetos modernos envolvem dois níveis de piso com o mesmo revestimento, um seco e outro molhado. O molhado se prolonga para dentro da água a partir do seco, formando uma “prainha” com aproximadamente 30 centímetros de profundidade.

Nessa situação, exige-se do revestimento ainda mais resistência química e à radiação solar. Também é necessário apresentar uma baixa expansão por umidade e um coeficiente de atrito satisfatório (característica dos antiderrapantes).

As bordas, geralmente, oferecem curvas e quebra ondas, com a possibilidade de interligação a canaletas para desbordo (em piscinas públicas) ou podem ser do tipo “infinito”, em que a água transborda constantemente, sendo coletada em um reservatório para retornar à piscina depois.

Tanto o deck seco quanto o deck molhado são boas opções para sua área de lazer. É importante contar com um projeto que contemple qual seria o mais viável para cada caso, além de considerar as preferências do usuário.

Já conhece os produtos da Sol e Água? Ela está presente nas redes sociais: aproveite e curta sua página no Facebook!

Adicionar comentário