Receba dicas grátis!

Como manter a temperatura ideal da piscina

temperatura ideal da piscinaA temperatura ideal da piscina é um assunto que pode trazer opiniões bastante distintas. Afinal, cada pessoa tem a sua preferência. A realidade é que existe, sim, uma temperatura indicada para a água. No entanto, isso vai depender da atividade que será realizada.

Diante da importância do assunto, reunimos neste post informações que ajudam a manter a temperatura ideal da piscina. Acompanhe!

Saiba o que considerar ao definir a temperatura da piscina

Para escolher a temperatura ideal, é preciso entender o propósito. Isso porque a temperatura pode mudar para crianças, adultos, gestantes ou idosos. Inclusive, pode impactar diretamente o rendimento de atletas, por exemplo.

Os principais órgãos que definem as condições para a prática de atividades físicas na água, como a FINA (Federação Internacional de Natação); CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos); AEA (Aquatic Exercise Association) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), informam as seguintes diretrizes:

  • piscinas destinadas somente à natação, ao pólo aquático ou ao nado sincronizado (adultos e crianças acima de 3 anos): temperatura ideal de 25º a 28ºC;
  • piscinas destinadas somente à natação de bebê (abaixo de 3 anos): temperatura ideal de 30ºC a 32ºC;
  • piscinas destinadas somente à hidroginástica: temperatura ideal de 28ºC a 30ºC.

Levando em conta esses principais números estabelecidos, você poderá regular a temperatura da piscina com mais segurança. No caso de piscinas particulares, vale ter em mente que a temperatura mínima para adultos é de 18º C; e para as crianças 22ºC. Mas tudo também vai depender da época do ano, é claro.

Atente para a limpeza da piscina

Quando falamos sobre a temperatura ideal da piscina, não podemos deixar de lado a limpeza. Sabe por quê? Ao aquecer a água, você estará proporcionando um ambiente propício para a proliferação de algas e bactérias.

O calor, portanto, potencializa a liberação de gordura e suor da pele — que se acumulam nas paredes. Logo, não adianta controlar os níveis de cloro e pH se as bordas não estiverem devidamente limpas. Para resolver essa questão, é só aumentar a frequência de limpeza, evitando o acúmulo de sujeira.

Entenda como funciona a troca de calor entre o corpo e a água

Vale a pena entender como funciona a troca de calor entre o nosso corpo e a água para achar a temperatura ideal para a sua piscina. A condutividade térmica da água é 25 vezes maior do que a do ar, logo, a troca de calor acontece mais rapidamente. Nesse processo, o corpo poderá perder calor, já que a temperatura regulada para atividades deve ser mais alta que a corporal.

Sabendo disso, fica mais simples entender o porquê de spas, por exemplo, usarem a água mais quente, já que o propósito é relaxar, e não se exercitar em alta intensidade. De qualquer forma, tenha em mente a temperatura do nosso corpo, de 36,5º C e considere a temperatura de 28º C confortável para o uso recreativo.

E você, gostou de saber mais sobre como manter a temperatura ideal da piscina? As informações foram úteis? Então compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos fiquem informados!

Adicionar comentário