Receba dicas grátis!

Como fazer a manutenção da piscina de alvenaria

piscina de alvenaria

Muitas das pessoas que têm piscina em casa optam pela construção de uma estrutura de alvenaria. Além de apresentar excelente custo benefício e durabilidade, esta opção pode ser projetada em qualquer formato e com diversos tipos de acabamento.

Contudo, ela exige cuidados específicos e constantes a fim de evitar que o tempo e o tempo de uso causem danos ao material. Se manter uma piscina de alvenaria em casa foi a sua escolha, leia este artigo agora mesmo!

A manutenção correta é valiosa para que você aproveite ao máximo seu espaço. Vamos lá?

O que fazer para evitar a proliferação de algas na piscina de alvenaria?

Este é um dos problemas mais comuns na piscina de alvenaria. É fundamental evitar seu acúmulo, pois mesmo que os detritos não sejam prejudiciais à saúde humana, contribuem de forma direta para que outras bactérias nocivas se desenvolvam na água.

Sendo assim, a aspiração e a escovação devem ser as principais tarefas de limpeza em sua piscina, para remover toda a sujeira de cantos, chão e paredes. O algicida é um produto químico que ajuda bastante nesta tarefa: para uso correto, dilua 10 ml do produto para cada mil litros de água.

Não deixe de conferir se o pH está estabilizado entre 7,2 e 7,6. Se houver variação, procure um estabilizador de pH e complemente esta parte da manutenção para um resultado efetivo.

E sobre as possíveis rachaduras, o que pode ser feito?

Infelizmente, as rachaduras surgem na piscina de alvenaria com o tempo. E o problema deve ser solucionado o quanto antes, pois compromete a segurança dos banhistas e também a higiene da água.

As rachaduras aparecem principalmente em revestimentos de azulejo. Elas são provenientes de movimentos do solo, que acontecem em terrenos muito instáveis. É aconselhado, então, que a piscina seja reformada pelo menos a cada dez anos.

Por isso, tenha certeza que a base da construção está devidamente firme, até mesmo para evitar possíveis vazamentos. Com a verificação completa e periódica feita por profissionais, é possível até prolongar a necessidade de reforma.

Quais outros cuidados devem ser tomados?

Por fim, existem alguns cuidados básicos e gerais que podem ser tomados para garantir uma boa manutenção da piscina de alvenaria. O primeiro deles é utilizar os produtos de tratamento conforme as instruções do fabricante, para que o rejunte, os azulejos ou as pastilhas não se descolem da estrutura.

A aspiração e a escovação, além de evitarem o aspecto esverdeado da água, contribuem para que todo o revestimento permaneça brilhante e não escureça. E, em épocas de menor uso, cubra a água com uma capa para que a peneiração de folhas e dejetos não precise ser realizada diariamente. Lembre-se de que este tipo de piscina nunca deve ser esvaziado, já que o procedimento pode causar fissuras e causar danos irreversíveis na estrutura.

Pronto! Agora você já sabe como conservar sua piscina de alvenaria e quais processos de manutenção devem ser realizados. Conhece alguma outra dica a respeito deste assunto? Então deixe um comentário abaixo e contribua para que nosso conteúdo fique ainda mais interessante!

Adicionar comentário