Receba dicas grátis!

Como escolher a escada ideal para piscina?

escada ideal para piscina

No verão, não há nada mais gostoso do que se refrescar com um banho de piscina. E não importa de qual material ela é feita: fibra de vidro, alvenaria ou vinil. Há um item que não pode faltar jamais, que é a escada.

Além de ser um acessório de segurança, o item facilita a entrada e a saída da área de lazer, especialmente de crianças, idosos e pessoas com qualquer tipo de dificuldade de locomoção.

Para que tudo saia bem na hora de comprar a sua, é importante saber qual é a escada que mais se adapta às suas necessidades ou demandas. Por isso, neste post, vamos ajudar você a encontrar a escada ideal para piscina. Continue lendo e descubra!

Saiba mais sobre a escada removível

Esse tipo de escada funciona como um acessório incrível para a sua piscina. Geralmente, sua instalação é feita por meio de um encaixe na borda. Se você optar por esse tipo de escada, é importante que observe o peso máximo que ela suporta.

Trata-se de uma norma obrigatória que essa informação esteja fixada em local visível, assim como o modo de utilização e a duração dos degraus. Essas informações evitam o mau uso da escada e impede que você compre um produto que não funcione bem pelo tempo que você espera ou planejou. Entre as escadas removíveis, citamos as mais comuns abaixo.

Escada tradicional

É aquela escada comum, composta por dois tubos de aço polido e degraus em plástico antiderrapante. Antes de escolher a escada ideal para piscina, fique atento à qualidade do aço, bem como às especificações quanto ao peso suportado e ao tipo de plástico usado nos degraus.

Materiais anatômicos e antiderrapantes são muito mais seguros e evitam acidentes. Na maioria das vezes, o diâmetro do corrimão é de 1 ½ polegada, mas existem opções reforçadas de até 2 polegadas.

Defina ainda quem utilizará a escada. Esse modelo não é o mais indicado para lugares com pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção. Nesse caso, opte pelo próximo tipo de escada.

Modelo confort

Esse é o modelo de escada ideal para piscina para quem tem crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais em casa. Ela é maior, com menor inclinação e traz degraus duplos, de forma a dar mais sustentação e segurança para as pessoas se movimentarem.

Avalie o modelo fixo

As escadas de modelo fixo são aquelas que já vêm embutidas na própria piscina. Geralmente, são encontradas nos modelos de alvenaria ou fibra de vidro. Nesses casos, a escada fica sob a água e exibe um resultado estético mais interessante.

No entanto, o fato de a escada estar dentro d’água pode gerar um fenômeno chamado refração, capaz de distorcer o tamanho e o posicionamento do degrau aos olhos do usuário. Essa impressão, talvez, faça com que a pessoa pise em falso ou escorregue, causando acidentes. Por isso, se optar por uma escada fixa, é imprescindível a instalação de um corrimão nas laterais.

Por fim, ao escolher a escada ideal para piscina, você precisa calcular a quantidade de degraus necessários para o acessório. O comprimento da escada deve alcançar toda a profundidade da piscina, a fim de não deixar um espaço muito grande entre o fundo e o último degrau. Isso, inclusive, pode causar uma falsa sensação de segurança e surpreender o usuário com uma profundidade maior do que a esperada.

Como vimos ao longo deste post, escolher a escada ideal para piscina não é uma tarefa difícil, basta ter atenção aos modelos. Fique atento às demandas da sua família e procure uma escada que se adapte a elas.

Pronto para curtir o verão com segurança? Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas como essas!

Adicionar comentário