Receba dicas grátis!

Como escolher a bomba de água correta para sua piscina?

A bomba de água é um dos equipamentos mais importantes para a manutenção da água da piscina. Sua função é garantir que a água circule durante a filtragem, impulsionando o líquido até o filtro, onde passa pelo processo de limpeza. Daí, a água pode retornar saudável e livre de impurezas para a piscina.

Por essa função tão relevante é que a escolha da bomba de água adequada requer a observação de alguns pontos. Você tem dúvidas sobre o assunto? Continue a leitura do post e entenda como escolher a bomba de água correta para a sua piscina!

Leve em consideração o volume da piscina

A escolha da bomba de água está totalmente relacionada ao volume de água da sua piscina. Isso porque, quanto maior for o volume de água, mais tempo a bomba levará para executar bem seu serviço. O processo de filtragem e circulação da água deve levar, pelo menos, dez horas.

Por isso, o cálculo indicado é dividir o volume da piscina pelo número de horas e decompor esse resultado por 60 minutos.

Saiba o diâmetro do encanamento

Para que a capacidade ideal de água transite pelos canos, é importante saber o diâmetro deles antes de escolher a bomba de água correta. Não adianta instalar uma bomba de alta capacidade se a capacidade do encanamento for baixa. Afinal, existirá um limite de água passando pelos canos.

Considere o espaço ao redor

Se a sua piscina for rodeada por um jardim, a tendência é que precise de muito mais manutenção do que uma piscina coberta e localizada em uma área interna. Isso porque a presença do vento e de árvores, arbustos e terra ao redor pode levar até a água da piscina todas essas impurezas — que mais tarde precisarão ser removidas.

Por isso, se a sua área de lazer ficar perto de um jardim, é interessante que a bomba tenha alta capacidade, de modo que a sucção elimine as sujeiras.

Conheça os tipos de bomba de água para piscina

Dois tipos de bomba de água são os mais recomendados: a bomba centrífuga e a de velocidade variável. A bomba centrífuga é autoaspirante, e sua função é basicamente aquela já citada: sugar a água, levá-la ao filtro e depois impulsioná-la de volta a piscina.

A bomba de velocidade variável, no entanto, traz um diferencial para além da função comum de uma bomba de água para piscina. Como o nome já diz, ela tem a velocidade variável, ou seja, é possível adaptar a velocidade desse transporte de água de acordo com a necessidade da piscina. Mais um detalhe é que a bomba de velocidade variável consome menos energia elétrica e faz menos ruídos do que a outra.

Agora que você já sabe que escolher a bomba de água correta para a piscina é muito importante e entende que essa seleção influencia diretamente o funcionamento da bomba, ficará mais fácil sair em busca do equipamento adequado para o seu espaço de lazer.

Lembre-se de que a qualidade do processo de filtragem é essencial para que a água da piscina esteja saudável para os banhistas.

O que achou do post? Precisa esclarecer mais alguma dúvida? Então deixe aqui seu comentário, com perguntas ou sugestões sobre esse conteúdo.

Adicionar comentário