Receba dicas grátis!

Como construir uma piscina em sua casa?

construir uma piscina

Ter piscina no quintal é o sonho de muitas famílias. Afinal, quem não deseja passar os fins de semana e feriados se divertindo e aproveitando a água neste calor?

Contudo, sua construção é bastante complexa e precisa de muito cuidado.

Primeiro, você precisa se informar sobre o custo. Alguns projetos considerados simples podem custar aproximadamente R$ 10.000,00, então é preciso se organizar financeiramente. Depois, bastará seguir as dicas sobre como construir uma piscina, listadas neste post, para que todo o processo corra bem. Confira!

Contrate um profissional e faça um planejamento

Nada de escavar buracos por conta própria: é preciso procurar um profissional com experiência para que a tarefa de construir uma piscina seja concluída com sucesso. Sem a orientação adequada, você pode cometer muitos erros e colocar tudo a perder.

Junto ao construtor, você poderá elaborar um planejamento sobre como deve ser a piscina. Esta é a hora de definir seu formato, sua cor e toda a estrutura que fará parte da composição do ambiente.

Vá até a prefeitura e solicite uma licença

Reformas não são permitidas sem que a prefeitura de sua cidade forneça a devida autorização. Ela deverá ser solicitada por você e pelo profissional responsável.

Nunca pule essa etapa! Alguns bairros não permitem a construção de piscinas, e outros precisam até mesmo pagar taxas específicas de tributação. Não registrar a obra pode ser considerado sonegação e se tornar um grande problema.

Comece a escavação

Se a sua documentação estiver em dia, é hora de autorizar que a escavação do terreno comece. Esse é o primeiro passo para construir uma piscina. Aqui, o construtor e sua equipe serão importantes para garantir que o processo não atinja algo da maneira errada.

O nivelamento do solo, para determinar a profundidade da piscina, e a estrutura das paredes podem ser feitas em seguida, para logo instalar o encanamento. A partir daí, você terá uma visão mais acertada de como sua piscina será.

Procure o trabalho de um eletricista

Nessa etapa, outro profissional entra em cena. O eletricista será responsável por construir o sistema de fornecimento de energia para a piscina, além de instalar toda a iluminação e equipamentos de filtração.

Esse trabalho é minucioso e deve ser realizado com atenção, pois se uma fiação entrar em contato com a água, as consequências serão desastrosas.

Finalize o piso e as paredes

Quando todos os sistemas da piscina estiverem acertados, o piso e as paredes podem ser finalizados. Dependendo da sua estrutura, um caminhão betoneira será necessário para despejar o concreto.

As paredes podem ser de concreto, também, ou de tijolos. Seu construtor ajudará nessa definição. Elas receberão ainda um forro básico de plástico, uma camada de gesso e uma cobertura de ladrilhos. Não se esqueça de fazer o arremate em volta da piscina, para que seja mais seguro caminhar por ali.

Você acaba de construir uma piscina: agora é só encher!

Pronto! Apesar de ser um pouco demorado, este é o passo a passo básico para construir uma piscina.

Agora, é só encher a piscina com água e se divertir, sem deixar de tomar os cuidados básicos de tratamento, limpeza, higiene e segurança.

E então, ficou animado para ter sua própria piscina? Se você pretende colocar este projeto em prática, deixe um comentário abaixo e conte sobre seus planos.

Adicionar comentário