Receba dicas grátis!

Cascata de piso ou embutida — Qual escolher?

cascata para piscina

Para deixar a piscina ainda mais divertida, é importante caprichar nos acessórios e complementos. Um desses recursos é a cascata, que pode ser de piso ou embutida.

Embora ambas tenham o mesmo propósito, que é oferecer uma queda d’água, as características são bem diferentes. Antes de fazer a escolha portanto, é necessário se informar.

Com a aquisição certa, a diversão e a segurança são garantidas nos dias mais quentes. A seguir, conheça cada uma e veja qual é a melhor cascata para piscina.

Como é a cascata embutida?

Como o próprio nome revela, essa cascata é instalada de modo a “fazer parte” da piscina. Ou seja, a intenção não é criar um elemento extra e nem complementar a decoração com ela.

Em geral é feita em fibra de vidro e tem excelente proteção contra o cloro. Eventualmente, isso leva a uma maior durabilidade e maior economia.

O funcionamento é feito com uma motobomba exclusiva ou com a que é utilizada no filtro, já a vazão varia de acordo com o seu tamanho, que vai de alguns centímetros até um metro.

A instalação é feita na parede próxima à água e normalmente, é preciso camuflar o equipamento para conseguir um visual bonito. Em geral, isso significa ter que construir um muro baixo ou uma estrutura extra para comportar o elemento.

E a cascata de piso?

A outra cascata para piscina é a de piso, que é colocada em um ponto próximo à borda. Graças a tal característica, ela tem um efeito complementar e interfere diretamente no visual do ambiente, ao mesmo tempo é prática porque não exige um espaço dedicado para a sua função.

Há muitos modelos no mercado e a sua versatilidade é um dos pontos interessantes. Para projetos modernos e arrojados, a cascata de aço inox é uma excelente pedida. Uma versão de design diferenciado criará um jato que massageia e relaxa, enquanto a tubular cria um efeito único.

Para as crianças, as de fibra de vidro, coloridas e em formato de personagem são a melhor escolha.

No caso da opção em aço inox, é fundamental tomar cuidado com a manutenção. O cloro pode gerar uma corrosão especial e portanto o material deve ser de excelente qualidade.

Por causa do funcionamento, é comum que essa cascata exija uma motobomba dedicada de potência específica.

Qual é a melhor cascata para piscina?

Como os dois tipos são bem diferentes, é natural ficar na dúvida sobre qual é a alternativa ideal. A verdade é que não há uma resposta definitiva e tudo depende dos seus interesses e possibilidades.

Caso a sua piscina ainda esteja em construção ou se você estiver disposto a fazer uma instalação especial, a embutida é uma boa escolha. Porém, ela pode ser válida mesmo se quiser deixá-la exposta, desde que não se importe com o visual.

Já a de piso é perfeita para projetos modernos e diferenciados, que chamam a atenção pela beleza aliada à praticidade e ao conforto. Contudo, o investimento é maior — tanto pelo equipamento, quanto pela bomba dedicada.

Quanto à vazão, a embutida normalmente é maior, então se quiser um jato forte essa é a escolha adequada. Enquanto isso, a de piso contribui para diminuir o consumo de água. Portanto, pondere o quanto você quer gastar e como é o seu projeto para tomar a decisão.

Escolher uma cascata para piscina tornará o espaço ainda mais divertido e funcional. Entre a de piso ou a embutida, a melhor cascata é aquela que se adapta às necessidades do seu projeto, então pondere as características antes de decidir.

Agora que você conhece os dois tipos, aproveite e conte nos comentários qual é o que mais te agrada!

Adicionar comentário