Receba dicas grátis!

Capa para piscina: saiba como prolongar a limpeza da água

Prolongar a limpeza da água de uma piscina é um grande desafio. Afinal, podem cair insetos e outros animais no reservatório. Além do fato de que qualquer mudança no pH já pode trazer a proliferação de algas responsáveis por deixá-la verde ou turva.

Dependendo do caso, a única solução é esvaziar, limpar e encher novamente a piscina. Um tremendo trabalho e desperdício, não é mesmo? Pode ser muito melhor investir em acessórios que ajudem a conservar a água limpa por mais tempo.

A capa para piscina, por exemplo, é uma excelente opção para manter a água limpa em locais que você não frequenta diariamente ou durante o inverno, quando a piscina costuma ficar menos movimentada. Quer entender mais? Continue lendo e veja como prolongar a limpeza da água.

Comece com uma capa para piscina tradicional

A capa comum consiste em um plástico ou lona instalado sobre a superfície da água. Esse tipo de capa para piscina tem a função de evitar as sujidades ou contato de animais, como folhas, insetos, sapos e outros. Se a sua piscina fica em uma casa de campo, por exemplo, esse é um item fundamental.

As capas são simples de instalar e ajudam você a economizar no tratamento da água. Do contrário, seria necessário passar muito mais tempo limpando a piscina e realizando os devidos tratamentos.

Vale lembrar que existem diversos tipos e tamanhos de capas. Algumas são mais espessas; e outras, mais finas. Sem falar nos variados materiais em que são produzidos esses acessórios. Tudo vai depender do tipo de proteção e a área a cobrir.

No entanto, independentemente do modelo escolhido, é importante que sejam instaladas corretamente. Elas precisam estar bem esticadas e presas. Caso contrário, podem levantar durante as tempestades ou deixar as bordas expostas. O que não vai surtir o efeito desejado, é claro.

Experimente uma capa com dreno para prolongar a limpeza da água

Essa opção de capa tem um dreno capaz de colaborar consideravelmente para prolongar a limpeza da água. Isso porque elas apresentam um sistema capaz de puxar a água proveniente das chuvas e as sujeiras que se acumulam sobre elas com o passar do tempo. Isso é uma grande vantagem, pois as precipitações podem modificar o pH da água e deixá-la turva.

Vale lembrar que, quanto mais espessa, maior será a quantidade de peso que conseguem suportar. Se a sua piscina for muito grande, você precisa investir em uma lona mais grossa. Caso contrário, não vai surtir o efeito desejado.

É importante ainda observar que, embora elas sejam firmes e espessas, não se deve caminhar sobre as capas de proteção. O objetivo é apenas que recebam esses elementos capazes de desestabilizar o pH da piscina e drenem tudo para fora.

Conheça o modelo de capa térmica

A principal função da capa térmica é manter a temperatura da água aquecida. No verão, evitam que a piscina fique gelada durante a noite. Se ela trouxer aquecimento, o modelo funciona como um estabilizador térmico.

No entanto, as capas térmicas também podem ajudar você a prolongar a limpeza da água. Afinal, os tratamentos químicos são realizados de acordo com o volume de água e a temperatura em que ela se encontra. As capas térmicas evitam a evaporação e mantém a piscina em uma condição homogênea. Dessa maneira, a concentração do cloro e outros ativos não varia muito.

Quando ocorre uma variação muito grande em decorrência do aumento da concentração dos ativos por causa da evaporação, ela pode ficar ácida.

Não é difícil visualizar a importância das capas térmicas para prolongar a limpeza da água. Além de protegerem contra os fatores externos, ainda mantêm os elementos químicos sob controle, de forma que fica muito mais fácil realizar a manutenção após um período maior em desuso.

Gostou das dicas? Continue com a gente e descubra quando é necessário trocar a água da piscina.

Adicionar comentário