Receba dicas grátis!

Aprenda como evitar o desperdício de água

Para ajudar em tempos de crise, é importante adotar práticas sustentáveis na rotina. Isso faz diferença não somente em seu bolso, mas também no meio ambiente. Evitar o desperdício de água, por exemplo, é uma providência simples e de rápido retorno. Escovar dentes com a torneira fechada ou tomar banhos rápidos é um bom começo.

Mas você pode ir além! Veja agora outras coisas que você pode fazer para manter um consumo consciente de nosso bem natural mais precioso.

Reaproveite para evitar o desperdício de água

Sabe a água usada no tanquinho ou na máquina de lavar roupas? Mesmo com sabão, ela pode ser reaproveitada em inúmeras atividades. Lave o quintal, a área da piscina, as janelas de casa ou seus sapatos, por exemplo.

Se preferir, ela também pode ser usada na limpeza de panos de chão ou tapetes, que costumam ter um tecido mais grosseiro e não exigem cuidados. Fazer isso é uma forma de evitar uso excessivo de água e deixar tudo limpo e cheiroso.

Atente para sua cozinha

Preste atenção em tudo o que você faz em sua cozinha para evitar o desperdício de água. Feche a torneira para ensaboar a louça e limpe pratos e panelas antes de colocá-los em contato direto com a água corrente.

Se optar por máquinas de lavar louça, utilize o equipamento somente se ele estiver cheio, para que higienize uma grande carga de uma única vez. Fique de olho também no consumo de água deste utensílio na hora da compra, para saber se ele realmente se encaixa em seu orçamento.

Deixe a mangueira de lado

Nada de usar a mangueira para lavar o carro ou regar as plantas. Nesses casos, a ordem é usar sempre baldes pequenos ou regadores que comportem somente a quantidade de água necessária.

A recomendação também é válida para calçadas, que devem ser varridas em vez de lavadas. Caso a necessidade de limpeza seja maior, vale acumular água da chuva para todas essas finalidades. Não se esqueça de deixar a água em um recipiente fechado e de usá-la rapidamente para não atrair o mosquito da dengue.

Cuide bem da sua piscina

Tem piscina em casa? Saiba que, se ela não receber os cuidados adequados, pode ser um grande empecilho na missão de evitar o desperdício de água. Limpe, aspire e filtre a água periodicamente e mantenha sempre a piscina coberta com uma capa apropriada.

Faça uma manutenção frequente para verificar se existem vazamentos e não demore a resolver qualquer problema. Procure também não deixar a estrutura muito cheia e obedeça sempre as orientações do fabricante. Assim, a água não transborda e pode ser trocada em um intervalo maior de tempo.

Pronto! Essas são orientações básicas, mas que fazem muita diferença para você e para o mundo. Não deixe de repassar essas dicas a outras pessoas, para que elas se inspirem e também passem a levar uma vida mais sustentável ao evitar o desperdício de água.

Este artigo foi útil para você? Se sim, curta também a nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras novidades!

Adicionar comentário