Receba dicas grátis!

ABS ou Inox: Qual é o melhor material para escada para piscina

escada para piscina

As escadas de uma piscina são facilitadoras dos momentos de lazer e relaxamento. Afinal, é por meio delas que os usuários podem entrar ou sair da água com melhor apoio e boa segurança. O acessório é fundamental especialmente para atender às crianças, idosos e quaisquer pessoas com dificuldades de locomoção.

Sabendo de tudo isso, escolher o melhor material para escada para piscina é fundamental.

Se você tem dúvidas, continue a leitura desse post. Falaremos um pouco sobre os materiais e outros cuidados que são necessários para o uso da escada.

ABS x Inox na escada para piscina

Normalmente, a estrutura das escadas (como o corrimão) mais utilizadas é feita de aço inox polido e espelhado. Os modelos mais tradicionais podem ser utilizados tanto em piscinas de alvenaria, quanto de vinil ou de fibra.

São os detalhes que normalmente são confeccionados em plástico ABS, como o formato dos pés, os chumbadores, batentes e, muitas vezes, os degraus. O ABS é um material anatômico e confortável, que não agride o vinil, fibra ou alvenaria. Os degraus feitos em ABS têm a vantagem de possuir propriedades antiaderentes, se comparados aos degraus de inox.

Já o aço inox é um material composto de ferro e cromo, que também pode conter níquel e outros elementos. Apresenta boa resistência à oxidação (a sua principal característica) e propriedades superiores a outros aços mais comuns.

O inox é um material inerte que aguenta o peso de uma pessoa. De aparência higiênica, de baixo custo de manutenção e com apelo visual forte para a modernidade, fornece mais leveza em suas aplicações. Portanto, na escada para piscina, o mais interessante é que os dois materiais, inox e ABS, se complementem.

Atente-se para o número de degraus

Para garantir a segurança de quem usa a piscina, o tamanho e o número de degraus da escada devem estar relacionado à profundidade. Uma piscina mais funda deve contar com uma escada com maior número de degraus. Imagine como seria difícil sair de uma piscina profunda usando uma escada de apenas dois degraus, por exemplo!

O comprimento da escada deve chegar à profundidade ideal. Portanto, as escadas que trazem dois degraus são indicadas para piscinas com até um metro de profundidade. Piscinas com mais de 1,6 m de profundidade requerem escadas com pelo menos cinco degraus.

Escadas removíveis ou fixas

Os dois tipos de escadas devem obedecer a algumas normas de segurança e utilização. Atente-se também para esse fator, dependendo da sua escolha.

As escadas removíveis precisam informar, através de uma etiqueta permanente, o peso máximo que pode suportar. Outras informações, como a durabilidade dos degraus, também devem ser apreciadas.

Normalmente os degraus em ABS para esse tipo de escada precisam ser trocados a cada três anos. E, em hipótese alguma, esse tipo de escada pode ser aproveitado como trampolim.

Para as escadas fixas, o corrimão é obrigatório. Isso devido ao fenômeno chamado refração. Ou seja, quando alguém entra na piscina, tem normalmente a impressão de que a parte que está submersa pareça deslocada do restante do corpo. Essa sensação visual confunde quem está descendo os degraus, e a pessoa pode acabar pisando em falso.

A escada para piscina é um item imprescindível para a segurança e conforto de quem está ou pretende entrar na piscina. Não deixe essa escolha por último na hora de investir na sua área de lazer.

Gostou do post? Deixe aqui o seu comentário!

Adicionar comentário